23 setembro 2008

Primavera - texto - Cecília Meireles e poesia de Mary Celeste Bueno











A primavera chegará, mesmo que ninguém mais saiba seu nome, nem acredite no calendário, nem possua jardim para recebê-la. A inclinação do sol vai marcando outras sombras; e os habitantes da mata, essas criaturas naturais que ainda circulam pelo ar e pelo chão, começam a preparar sua vida para a primavera que chega.

Finos clarins que não ouvimos devem soar por dentro da terra, nesse mundo confidencial das raízes, — e arautos sutis acordarão as cores e os perfumes e a alegria de nascer, no espírito das flores.

Há bosques de rododendros que eram verdes e já estão todos cor-de-rosa, como os palácios de Jeipur. Vozes novas de passarinhos começam a ensaiar as árias tradicionais de sua nação. Pequenas borboletas brancas e amarelas apressam-se pelos ares, — e certamente conversam: mas tão baixinho que não se entende.

Oh! Primaveras distantes, depois do branco e deserto inverno, quando as amendoeiras inauguram suas flores, alegremente, e todos os olhos procuram pelo céu o primeiro raio de sol.

Esta é uma primavera diferente, com as matas intactas, as árvores cobertas de folhas, — e só os poetas, entre os humanos, sabem que uma Deusa chega, coroada de flores, com vestidos bordados de flores, com os braços carregados de flores, e vem dançar neste mundo cálido, de incessante luz.

Mas é certo que a primavera chega. É certo que a vida não se esquece, e a terra maternalmente se enfeita para as festas da sua perpetuação.

Algum dia, talvez, nada mais vai ser assim. Algum dia, talvez, os homens terão a primavera que desejarem, no momento que quiserem, independentes deste ritmo, desta ordem, deste movimento do céu. E os pássaros serão outros, com outros cantos e outros hábitos, — e os ouvidos que por acaso os ouvirem não terão nada mais com tudo aquilo que, outrora se entendeu e amou.

Enquanto há primavera, esta primavera natural, prestemos atenção ao sussurro dos passarinhos novos, que dão beijinhos para o ar azul. Escutemos estas vozes que andam nas árvores, caminhemos por estas estradas que ainda conservam seus sentimentos antigos: lentamente estão sendo tecidos os manacás roxos e brancos; e a eufórbia se vai tornando pulquérrima, em cada coroa vermelha que desdobra. Os casulos brancos das gardênias ainda estão sendo enrolados em redor do perfume. E flores agrestes acordam com suas roupas de chita multicor.

Tudo isto para brilhar um instante, apenas, para ser lançado ao vento, — por fidelidade à obscura semente, ao que vem, na rotação da eternidade. Saudemos a primavera, dona da vida — e efêmera.


Primavera - Cecília Meireles

A estação libidinosa, Plena do gosto da vida, Imprevisível, garrida, Lânguida e leve, goza. Plantas, animais e gente, Cheínhos de seiva e luz, Erguem-se falicamente, Ao que o destino os conduz. Tempo de dor e prazer Dias de sol e de chuva: Um novo ciclo amanhece... Sob a influência da Lua Assim como tudo, acontece São as sementes do ser.
Primavera - Mary Celeste Bueno

Amadíssimo Senhor

tempo de dor e prazer!!!
delícia pura das sessões Consigo...
da minha entrega sincera, pura e absoluta !
tempo de sorrir
de olhar: olhos nos olhos
e ser feliz!

beijos primaveris

eternamente SUA maria da luz

10 comentários:

Anónimo disse...

esse seu sorriso faz a gente florescer
beijo
Kayto

Anónimo disse...

ualllll
tu é uma maria flor
linda como a primavera
beijo

Menina Lu

DESIRE disse...

Tomando como "convite" o seu comentário sobre o uso de peles de animais no meu blog, levo esse seu "selo".
Se não mo permitir, avise, que eu tiro na hora.
Beijos prometidos. Muitos.

Casal do Arrocha disse...

Não sabemos qual a mais linda das flores!
Perfeita!!!!
Bjs.

Sir Stephen e SUA maria{SS} disse...

Casal do Arrocha querido

Vcs são uns amores !
Sempre Nos visitando e deixando palavras gentis!
muito obrigada!
beijos perfumados

maria{SS}

Sir Stephen e SUA maria{SS} disse...

querida desire

Pode usar à vontade.
O selo não é criação minha. Faz parte da campanha da organização "Fur Is Dead".
De todos que eles têm esse é o mais bonitinho para o meu gosto ! Os outros são muito sangrentos e acho que afastam o olhar das pessoas.
Fico feliz que o use tb!
E aproveito para passar um site onde vc doa comida a bichinhos abandonados cada vez que acessa e onde também pode encontrar amiguinhos de estimação:
http://eptv.globo.com/nutron/index.htm
beijos

maria{SS}

Sir Stephen e SUA maria{SS} disse...

Menina Lu
Muito obrigada pela maria flor!
um beijo bem primaveril para vc

maria{SS}

Sir Stephen e SUA maria{SS} disse...

Kaytokayky

obrigada pelo elogio!
meu sorriso acho que é um dos meus pontos fortes !
E nessas ocasiões em que tiro fotos com o meu Senhor ou para o meu Senhor, estou sempre muito feliz
beijinhos

maria{SS}

unno disse...

gostei... vou passando SUAVEMENTE...
aparece e tem connosco SONHOS SUAVES...

Sir Stephen e SUA maria{SS} disse...

querido Unno e Sol

apreciei muito a sua visita!
voltem sempre!
beijos plenos de luz

maria{SS}