23 setembro 2008

Primavera - texto - Cecília Meireles e poesia de Mary Celeste Bueno











A primavera chegará, mesmo que ninguém mais saiba seu nome, nem acredite no calendário, nem possua jardim para recebê-la. A inclinação do sol vai marcando outras sombras; e os habitantes da mata, essas criaturas naturais que ainda circulam pelo ar e pelo chão, começam a preparar sua vida para a primavera que chega.

Finos clarins que não ouvimos devem soar por dentro da terra, nesse mundo confidencial das raízes, — e arautos sutis acordarão as cores e os perfumes e a alegria de nascer, no espírito das flores.

Há bosques de rododendros que eram verdes e já estão todos cor-de-rosa, como os palácios de Jeipur. Vozes novas de passarinhos começam a ensaiar as árias tradicionais de sua nação. Pequenas borboletas brancas e amarelas apressam-se pelos ares, — e certamente conversam: mas tão baixinho que não se entende.

Oh! Primaveras distantes, depois do branco e deserto inverno, quando as amendoeiras inauguram suas flores, alegremente, e todos os olhos procuram pelo céu o primeiro raio de sol.

Esta é uma primavera diferente, com as matas intactas, as árvores cobertas de folhas, — e só os poetas, entre os humanos, sabem que uma Deusa chega, coroada de flores, com vestidos bordados de flores, com os braços carregados de flores, e vem dançar neste mundo cálido, de incessante luz.

Mas é certo que a primavera chega. É certo que a vida não se esquece, e a terra maternalmente se enfeita para as festas da sua perpetuação.

Algum dia, talvez, nada mais vai ser assim. Algum dia, talvez, os homens terão a primavera que desejarem, no momento que quiserem, independentes deste ritmo, desta ordem, deste movimento do céu. E os pássaros serão outros, com outros cantos e outros hábitos, — e os ouvidos que por acaso os ouvirem não terão nada mais com tudo aquilo que, outrora se entendeu e amou.

Enquanto há primavera, esta primavera natural, prestemos atenção ao sussurro dos passarinhos novos, que dão beijinhos para o ar azul. Escutemos estas vozes que andam nas árvores, caminhemos por estas estradas que ainda conservam seus sentimentos antigos: lentamente estão sendo tecidos os manacás roxos e brancos; e a eufórbia se vai tornando pulquérrima, em cada coroa vermelha que desdobra. Os casulos brancos das gardênias ainda estão sendo enrolados em redor do perfume. E flores agrestes acordam com suas roupas de chita multicor.

Tudo isto para brilhar um instante, apenas, para ser lançado ao vento, — por fidelidade à obscura semente, ao que vem, na rotação da eternidade. Saudemos a primavera, dona da vida — e efêmera.


Primavera - Cecília Meireles

A estação libidinosa, Plena do gosto da vida, Imprevisível, garrida, Lânguida e leve, goza. Plantas, animais e gente, Cheínhos de seiva e luz, Erguem-se falicamente, Ao que o destino os conduz. Tempo de dor e prazer Dias de sol e de chuva: Um novo ciclo amanhece... Sob a influência da Lua Assim como tudo, acontece São as sementes do ser.
Primavera - Mary Celeste Bueno

Amadíssimo Senhor

tempo de dor e prazer!!!
delícia pura das sessões Consigo...
da minha entrega sincera, pura e absoluta !
tempo de sorrir
de olhar: olhos nos olhos
e ser feliz!

beijos primaveris

eternamente SUA maria da luz

10 comentários:

KaytoKayky disse...

esse seu sorriso faz a gente florescer
beijo
Kayto

Menina Lu disse...

ualllll
tu é uma maria flor
linda como a primavera
beijo

Menina Lu

DESIRE disse...

Tomando como "convite" o seu comentário sobre o uso de peles de animais no meu blog, levo esse seu "selo".
Se não mo permitir, avise, que eu tiro na hora.
Beijos prometidos. Muitos.

* Casal do Arrocha * disse...

Não sabemos qual a mais linda das flores!
Perfeita!!!!
Bjs.

Sir Stephen e SUA maria{SS} disse...

Casal do Arrocha querido

Vcs são uns amores !
Sempre Nos visitando e deixando palavras gentis!
muito obrigada!
beijos perfumados

maria{SS}

Sir Stephen e SUA maria{SS} disse...

querida desire

Pode usar à vontade.
O selo não é criação minha. Faz parte da campanha da organização "Fur Is Dead".
De todos que eles têm esse é o mais bonitinho para o meu gosto ! Os outros são muito sangrentos e acho que afastam o olhar das pessoas.
Fico feliz que o use tb!
E aproveito para passar um site onde vc doa comida a bichinhos abandonados cada vez que acessa e onde também pode encontrar amiguinhos de estimação:
http://eptv.globo.com/nutron/index.htm
beijos

maria{SS}

Sir Stephen e SUA maria{SS} disse...

Menina Lu
Muito obrigada pela maria flor!
um beijo bem primaveril para vc

maria{SS}

Sir Stephen e SUA maria{SS} disse...

Kaytokayky

obrigada pelo elogio!
meu sorriso acho que é um dos meus pontos fortes !
E nessas ocasiões em que tiro fotos com o meu Senhor ou para o meu Senhor, estou sempre muito feliz
beijinhos

maria{SS}

unno disse...

gostei... vou passando SUAVEMENTE...
aparece e tem connosco SONHOS SUAVES...

Sir Stephen e SUA maria{SS} disse...

querido Unno e Sol

apreciei muito a sua visita!
voltem sempre!
beijos plenos de luz

maria{SS}